quinta-feira, 15 de março de 2012

Barreiras Culturais Brasileiras #3

Bom dia caro Internauta!

Hoje quero falar de um tema extremamente polêmico aqui no Brasil. E esse tema abrange muitos tipos de maus tratos aos animais. Vou falar da situação da sub-família Bovinae, ou seja, animais como o Boi, Búfalo, Touro, Vaca...

Não me atentarei à questão da Tourada pois é um "esporte" tipicamente Espanhol. Vou tratar do que nos cerca, ou seja, aqui no Brasil!

Na nossa nação temos diversas modalidades disso que chamam de esporte, ou entretenimento:

Temos a VAQUEJADAatividade recreativa-competitiva, com características de esporte, no qual dois vaqueiros a cavalo têm de perseguir o animal (boi) até emparelhá-lo entre os cavalos e conduzi-lo ao objetivo (duas últimas faixas de cal do parque de vaquejada), onde o animal deve ser derrubado. (Wikipédia)

A FARRA DO BOI: O Boi é solto, as vezes em locais isolados, às vezes na própria cidade para correr desembestadamente, enquanto as pessoas fogem e alguns casos (maioria na verdade) o animal é machucado de diversas formas e no final é sacrificado. O significado de tal ritual é ainda desconhecido, sendo atribuído a ele por alguns uma conotação simbólica-religiosa referente à Paixão de Cristo, onde o boi faria o papel de Judas; outros entendem que o animal simboliza Satanás e através da tortura do Diabo as pessoas se livrariam de seus pecados. (Wikipédia)

A TOURADA À CORDA: Caracteriza-se pela corrida de 4 touros adultos da raça brava da ilha Terceira ao longo de um arraial montado numa rua ou estrada, num percurso máximo que regra geral é de 500 m. O animal é controlado por uma corda atada ao seu pescoço (daí a designação do tipo de tourada) e segura por 6 homens (os pastores) que conduzem a lide e impedem a sua saída para além do troço de via estipulado. A lide é conduzida por membros do público, em geral rapazes, embora seja admissível a presença decapinhas contratados. Após a lide, os animais são devolvidos às pastagens sendo repetidamente utilizados, embora com um período de descanso mínimo de 8 dias. (Wikipédia)

E o famoso RODEIO: É uma prática recreativa que consiste em permanecer por até oito segundos sobre um animal, usualmente um cavalo ou boi. A avaliação é feita por dois árbitros cuja nota é de 0 a 50 cada; um árbitro avalia o competidor e o outro avalia o animal, totalizando a pontuação de 0 a 100. (Wikipédia)

E são eventos, principalmente o último, extremamente populares, movimentam grande quantidade de pessoas para seus eventos, movimentam muito dinheiro, atiçam apostadores, criam até profissões!

Muita gente pensa: "Ai, que besteira! É divertido e é da cultura brasileira!". E eu não tiro razão dessa frase! No Brasil criticar esse tipo de desrespeito ao animal é uma grande besteira porque veio da nossa cultura, e se é cultura meu amigo não se pode mexer! Então que se dane o Boi! Afinal, pelo fato de podermos cuidar, domesticar, abater e comer o boi, nos sentimos superiores à eles.

Se eu falasse aqui que os Negros, por exemplo, são uma raça inferior eu hoje mesmo já estaria preso! Mas se falasse isso no século XVII seria algo banal! A cultura permitia isso. Mas hoje é um absurdo, porque os negros conquistaram muitos direitos. Então porque não posso achar que, usar animais para diversão de modo cruel e desrespeitoso, é algo absurdo? Será que precisaremos de séculos para aprender sobre o respeito à natureza?

Existe uma discussão muito grande entorno dos rodeios, se machuca, se não machuca, se há maus tratos ou não... Bom, o fato de você montar em um touro, e fazê-lo pular por 8 segundos para divertir uma platéia já o suficiente para dizer que você faz o animal passar por um ridículo totalmente desnecessário. E quando existe lesões no animal por causa dessa prática é algo inaceitável no meu ponto de vista, porque, pra que você vai maltratar um animal para que ele pule? Pra um peão ficar 8 segundos em suas costas? Pra ser usado dessa forma várias vezes, até não tiver mais energia e ser sacrificado depois?

Eu fiquei impressionado com a definição da Wikipédia sobre a história da Farra do Boi! Associar o Boi à Judas ou ao Diabo, e as pessoas que correm e o machucam à pessoas que estão pagando seus pecados!? Mas que tradição é essa? que tipo de educação religiosa essas pessoas tiveram para pensar nisso? Desde quando era criança aprendi que Deus é Bom e Diabo é Ruim... Agora, eu me pergunto, as pessoas maltratam um animal, o machucam, o faz correr e depois o sacrifica. E o Boi é o diabo? o Boi é o ruim?

Muitos humanos acham que só nós somos dignos de sentimentos, que só nós ficamos alegres, tristes, desanimados, motivados, emocionados, nervosos! E por isso os outros animais não deveriam ter! E temos a sensação que podemos machucar, ridicularizar e matar um ser vivo sem remorso. Associamos coisas, que para as nossas sociedades são "do mal", como por exemplo, Judas ou Demônio á animais que não tem nada haver com nossas crenças! Já ouvi essas associações à corvos, cobras, sapos, jacarés, leões, bois, insetos em geral, aranhas, gato preto, galinha (usada em macumba), urubus... Assim como associamos coisas boas também às Pombas, borboletas, pandas, gatos, cachorros, vaca (na cultura Hindu)... Enfim!

Isso parece besteira, mas tudo isso que falei move um dinheiro absurdo em manejo e conservação da biodiversidade no Planeta! Compare por exemplo o valor gasto para salvar os Pandas da China e para salvar os Anfíbios da América do Sul inteira... Não que um seja mais importante que o outro, mas por nossas associações, alguns animais são visto com mais importância, afinal quem quer salvar os nojentos Sapos? É melhor salvar o Panda bonitinho! E os Bois então? São animais de abate não é? Pra que salvar? Nem em extinção estão! E essa é a justificativa humana para maltratar estes pobres animais, que nos proporciona carne, leite e tantas outras coisas realmente úteis e necessárias para nossa sobrevivência! E animais dóceis e que não nos oferece perigo.

Quando vamos aprender o valor daqueles que nos mantém vivos?

Crédito das fotos para:
http://lilianrockenbach.blogspot.com/2011/04/manifeste-se-contra-o-rodeio-em.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário