segunda-feira, 19 de março de 2012

TRÁFICO DE ANIMAIS NO BRASIL

Olá prezado Internauta!


Ontem, surfando pelos canais de televisão tentando encontrar algo que preste (e está muito difícil), acabei estacionando no Canal de Rede Record no programa "Repórter Record" falando sobre como funciona o tráfico de animais silvestres no Brasil. Sem querer levantar bandeira de nenhuma emissora eu dou meus parabéns para a Rede Record que conduziu muito bem a reportagem e mostrou uma pequena parte de uma triste, mas triste mesmo realidade que acontece no Brasil devido a uma cultura burra de desrespeito de desvalorização da vida animal.

Foi mostrado o trabalho de agentes do IBAMA em um trecho de rodovia que liga o sudeste ao nordeste da Bahia. Nada do que foi mostrado me chocou de verdade, porque é muito comum essa convivência que nós brasileiros temos com o comércio de animais, mas serviu para jogar na nossa cara que quando mantemos um animal silvestre... Aliás, mantemos não, forçamos um animal silvestre como se fosse doméstico, estamos financiando, incentivando, colaborando com o tráfico, os maus-tratos, a perda da biodiversidade, a destruição da fauna, o desequilíbrio das cadeias alimentares, dos ciclos, enfim! Da natureza em geral.

É incrível como somos perversos e ignorantes a ponto de achar normal prender um animal acostumado com a liberdade de voar dentro de uma minuscula gaiola onde o animal apenas consegue dar pulos. E tudo isso para ouvirmos o seu canto!

Um trecho interessante da reportagem mostra como nossa cultura influencia as gerações e desqualifica o árduo trabalho dos defensores da natureza e do nosso futuro: Um menino do no máximo 10 anos foi perguntado o que ele achava certo, o papagaio estar na gaiola ou voando no mato, e tímido ele responde que é na gaiola! E pense bem, a culpa não é do garoto. Se você nascesse e desde criança convivesse em uma casa, em uma cidade onde é mais do que normal ter pássaros em gaiolas você não acharia isso normal? Essa é a nossa educação ambiental... Achamos que somos maiores e temos o poder de manipular os animais para nossa satisfação, nosso prazer!

E os agentes do IBAMA estão mais que de parabéns por tentarem fazer com que as pífias leis ambientais do Brasil funcionem, é um trabalho de muita coragem e de pouco reconhecimento, mas incrivelmente nobre!

Espero um dia também poder participar do "ritual" que fazem no final do vídeo, onde quebram as gaiolas após libertar todos os pássaros apreendidos.

Poderia escrever uma bíblia aqui de tantas coisas que gostaria de falar sobre o vídeo! Mas prefiro que tirem suas próprias conclusões:

Eis os links:



E mais uma vez parabéns pela reportagem, pela iniciativa e pelo trabalho realizado, tanto a equipe da Record quanto ao IBAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário