quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ECOPHOTO #5

Austrosciapus

Essa posso dizer que foi difícil classificar, pesquisar... Tem (relativamente) poucos estudos (pelo menos no Brasil) sobre esta espécie.

A provável classificação científica desta espécie é:

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Diptera
Subordem: Brachycera
Infraordem: Asilomorpha
Superfamilia: Empidoidea
Familia: Dolichopodidae
Gênero: Austrosciapus   
Clique na imagem para vê-la melhor!
 A espécie é complicado MESMO classificar, mas parece ser uma Austrosciapus connexus.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Consciência Ambiental #2

Lagartixas em casa!

Bom dias internautas

Eis aqui mais uma importante aliada no controle biológico de nossas residências, ou seja, uma colaboradora do nosso bem estar! É isso mesmo! Esta simpática lagartixa de parede fotografada na minha própria casa é praticamente uma vacina contra algumas doenças transmitidas por insetos como por exemplo as baratas.

Tem coisa melhor que estar livre de doenças como hanseníase, hepatite B, tifo, lepra, difteria, meningite, pneumonia, tétano, tuberculose e algumas alergias?

Esclarecendo melhor... estas doenças são causadas por baratas, que são insetos muito comuns nos lares e muito resistentes, pois se alimentam de quase tudo e habitam lugares muito sujos, como esgotos e fossas, e por isso podem transmitir tais doenças.

Sem falar que as lagartixas de parede incluem formigas (que dependendo de onde está o formigueiro podem ser pragas), grilos e gafanhotos (que podem ser pragas para as plantas da casa), aranhas (que podem ser perigosas), mariposas e tatuzinhos.

As espécies mais comuns de lagartixas "domésticas" são a Hemidactylus mabouia e a Hemidactylus frenatus, são espécies de pequenas dimensões (de 20mm a 70mm), ela é nativa da África e provavelmente veio para o Brasil através de navios negreiros. Têm habitos noturnos, porém gosta de lugares iluminados, por isso são frequentemente vistas perto de lâmpadas.

Muitas pessoas ainda acreditam que esses lindos répteis têm veneno, o que de fato não é verdade, pelo menos as lagartixas domesticas não. E como falado anteriormente elas são animais que ajudam no controle de pragas. Ah... outra coisa que não foi citada anteriormente: ela também se alimenta de moscas e mosquitos, o que pode evitar desde aquelas picadas incomodas que só percebemos bem depois (quando coça) até doenças como dengue, malária. Em regiões onde há incidência de barbeiros (insetos transmissores do Mal de Chagas) a lagartixa também contribui para eliminar estes insetos.

Uma intrigante curiosidade sobre essas interessantes bichinhas é que as patas da lagartixa é composta por escama de revestimento, garras e estruturas retangulares com a aparência de uma esponja. As garras servem para se agarrarem a substratos ásperos, até ai tudo bem, mas a pergunta é como elas conseguem agarrar por exemplo em vidros, paredes muitos lisas ou até molhadas?

Acreditava-se (e muitos ainda acreditam) que elas possuem ventosas nas patas que atuam como um desentupidor por exemplo, que agarra na superfície por pressão, mas hoje já se sabe que na verdade em cada dedo existem as denominadas "almofadas adesivas" e cada uma delas é coberta por milhões de cerdas, como se fosse um pelo bem áspero, e em que cada uma delas existem partes muito pequenas que servem para "grudar" na superfície, e a força de atração entre essas pequenas partes e a superfície é feita por um tipo de atração relativamente fraca denominada Forças de Van de Waals que fazem a interação da superfície da pata com a superfície do local onde ela está, e mesmo sendo forças "fracas", quando atuam em conjunto, as milhões de cerdas das almofadas adesivas proporcionam uma incrível capacidade à lagartixa de subir (talvez) qualquer tipo de superfície.

Bom, cada humano com sua visão... Muitos acham esse animais nojento e talz. O que não é de tudo errado, é apenas um ponto de vista, mas isso não pode determinar que devemos matá-las ou mesmo expulsá-las das nossas residências (quando elas realmente não forem um grande incomodo). Como foi dito sobre os sapos no tópico de consciência ambiental #1, as lagartixas não matam ninguem, não tem uma capacidade maior de se defender de nós (a não ser quando fogem) e nos proporciona uma segurança talvez nem um pouco imaginada pelas pessoas irritadas, que querem ver o pobre animal morto. Então que tal deixá-las nos defender sem precisar de comprar inseticidas, armadilhas para moscas, raquetes que dão choque em mosquitos, ou mesmo contratar profissionais de combate de pragas?

Eu defendo o controle biológico, e você?
Consciência ambiental é isso!


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Agradecimento Especial

GALO

Deste vez nenhuma classificação científica!
Este animal representa muito mais do que se pensa... representa a torcida mais chata e apaixonada do Brasil! hehe

Um agradecimento muito especial à comunidade do orkut da torcida do time do meu coração

Clube Atletico Mineiro

Cujo mascote é uma espécie forte e vingadora...

Valeu pelo apoio galera

ECOPHOTO #4

Gato

Classificação Científica:

Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Nome: Gato Doméstico
Nome Científico: Felis Catus

FELIS CATUS

Acredita-se que um pequeno animal que vivia em árvores, há muito extinto, foi o antepassado do gato: o Miacis. Ele também foi provavelmente o ancestral do urso, da doninha, do guaximim, da raposa e do coiote. Viveu há cerca de 40 milhões de anos, tinha o corpo comprido, um rabho maior que o corpo e pernas curtas! Tinha provavelmente as unhas retráteis como o gato e outros felinos.

fonte: http://www.becodosgatos.com.br/domestico.htm

Gostou? Clique no bichano para ampliar a imagem!

domingo, 9 de janeiro de 2011

ECOPHOTO #3

Que tal? Mais uma foto tirada em Paracatu-MG, perto da casa da minha namorada Angélica

É uma forma bem indireta de relacionar o bicho homem e o bicho "bicho"...

Gostou? Veja a imagem maior clicando na joaninha!