terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL #3

          Os anfíbios formam o grupo mais ameaçado de extinção, segundo um relatório de biodiversidade da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), Cerca de 500 anfíbios estariam 'seriamente ameaçados' de extinção.
          A Lista Vermelha do IUCN conta neste ano com 47,6 mil espécies e, segundo a organização, quase 18 mil correm sério risco de extinção – entre eles 21% de mamíferos, 30% de anfíbios, 12% dos pássaros, 28% dos répteis e 37% dos peixes.
          Entre os anfíbios, das 6,2 mil espécies que integram a lista, cerca de 1,9 mil estariam em perigo de extinção. Destes, 39 já estariam extintos ou extintos no habitat natural e quase 500 estariam “seriamente ameaçados”. “A prova científica de uma crise séria de extinção está se acumulando”, disse Jane Smart, diretora da IUCN.
Fonte: BBC Brasil / Meio Ambiente

O conhecimento humano em relação aos animais é influenciado pelo meio cultural dos indivíduos. Neste caso, se a espécie for temida, odiada, ou associada ao mal então muito provavelmente seus indivíduos serão mortos quando encontrados pelo homem, como é o caso dos sapos.
A cultura ocidental tem os anuros como seres envoltos em muitas lendas e crendices. Histórias sobre sapos são bem antigas, o próprio livro sagrado dos cristãos, relata uma praga que encheu o antigo Egito de rãs e os chineses consideravam estes animais como um dos “cincos venenos do deus Yim”, além de os responsabilizarem pelos eclipses. Segundo os chineses os eclipses ocorriam quando um sapo tentava engolir a lua. 
No entanto, a maioria das lendas sobre anuros surgiu na idade média, quando estes animais eram associados a eventos de bruxarias e até ao demônio.

Fonte: http://divulgarciencia.com/categoria/mitos-e-lendas/


tente associar os dois textos.


Isto é consciência ambiental?