sábado, 8 de janeiro de 2011

Consciência Ambiental #1

Sapos em casa!

Clique em mim e me veja maior!


Boa tarde internautas

Os sapos em geral são tidos como bichos nojentos, asquerosos e isso cria uma cultura de extrema ignorância quando nos deparamos um esse fascinante anfíbio nos nossos lares!

"Joga sal!"

Existe maior crueldade que essa? É incrível como o ser humano consegue ser hipócrita quando mesmo com suas crenças e religiões, onde pregam defender a vida, respeitar o próximo e a todo o planeta ainda cometem tamanha tolice de matar ou fazer sofrer um animal tão importante para nós e para todo Planeta.

Para quem ainda não sabe, os sapos têm a pele úmida pois sua respiração não é totalmente realizada pelos seus pulmões, quase metade da absorção do oxigênio é realizada pela pele, e isso lhe confere um aspecto viscoso pois não possuem pelos, escamas ou penas. Quando o sal é jogado na pele, o mineral "suga" a água, impedindo seu processo respiratório cutâneo (pela pele) no local onde foi jogado o sal. E outra coisa importante é que os sapos não possuem revestimento protetor na pele igual nós cruéis humanos! Então isso confere uma dor muito intensa ao animal. É como se jogassemos sal nos nossos olhos ou em alguma ferida para se ter ideia.

Então eu devo deixá-lo ali no meu quintal???

Porque não? Os sapos têm importantíssimo papel biológico, pois eles se alimentam de insetos, isso pode diminuir consideravelmente as pragas que podem atacar plantas, árvores...

Me morde procê vê!
E também desmitificando a grande ideia de que os sapos jogam "leite", veneno,ou mesmo urina em nós... Bom, os sapos têm mecanismos de defesa contra quem ele considera uma "ameaça" (assim como nós achamos que ele é uma...). Ele possui duas glândulas dorsais, perto dos olhos que possui um líquido branco, leitoso que é expelido quando algum animal o abocanha por exemplo (cobras, cachorros, gatos), e este líquido é venenoso porém para nós humanos não causaria demais problemas, a não ser quando em contato direto com olhos, ou feridas abertas, ou em pessoas extremamente alérgicas! E mesmo que você acidentalmente tenha esse tipo de contato com seu veneno não é tão nocivo, mas é bom procurar um médico por precaução!
ai!
Outra coisa... Pelo amor de Deus gente, o sapo não esguicha veneno isso é MITO. As suas glândulas só conseguem esguichar veneno se forem apertadas, o que seria o caso de algum animal quando tenta o abocanhar e acaba pressionando suas glândulas. Para ter uma noção o veneno pode ser fatal por exemplo para filhotes de cachorros ou gatos, onde a toxina do veneno ataca diretamente o coração dos pobres animais.

O sapo quando incha também é um mecanismo de defesa, mas ele não se incha de veneno, mas de ar... E é uma forma de se mostrar maior e tentar intimidar algum possível predador.

A urina dos sapos é tão venenosa quanto a nossa... elas não deixam ninguém cego, e pensem bem... a não ser que você esteja com os olhos praticamente pertos do órgão por onde ele secreta é bem difícil um animal que tem em média 10cm de altura esguichar xixi em um olho que pode estar de 1,50m até uns 1,80m por exemplo!

E por ultimo! Sapos não causam verrugas! Isto é sem dúvida o cúmulo! Pois verrugas em geral são causadas por vírus que não tem associação nenhuma com os coitados sapos. O "leite venenoso" dos sapos, em contato com a pele de pessoas alérgicas podem causar pequenas irritações, mas nada que qualquer anti-alérgico não resolva.

Concluindo, os sapos apenas se defendem... Eles não saem por ai pondo sal nas costas de ninguém pois sabem que a maior ameaça á sua vida quando entra em um quintal é a fértil imaginação dos humanos de que o sapo pode matar, cegar, causar verrugas... enfim!

Mas lembre-se, não é por causa disso também que você vai sair fazendo carinho, ou pegando em qualquer sapo... Alguns sapos realmente têm toxinas extremamente venenosas, eles são mais raros em quintais, e possuem sempre uma coloração mais forte (azul, amarelo, vermelho,...) e são bem pequenos.

Deixemos os sapos em paz, eles vão continuar a nos deixar em paz como sempre, damos um lar para eles em nossos quintais e eles nos dão a tranquilidade de jardins verdes e limpos de pragas, moscas, mosquitos, abelhas perigosas e até alguns ratos!

Consciência ambiental é isso...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ECOPHOTO #2

 Por Nanini Castilhos:

O que se torna um homem mais uma câmera? Um artista sem dúvida alguma

Tranquilo em uma tarde de verão, em pleno 22 de dezembro começo minha jornada como empolgado fotógrafo amador!

A fotografia tirada no quintal da casa de meus pais surgiu da ideia de apontar minha recém comprada fujifilm finepix S1800 para o sol. A presença das folhas agarradas às paredes de fora da casa dão este toque refinado à foto, pois parecem tocar os intensos raios solares que aquecem esta cidade abençoada: Paracatu-MG

Gostou? Clique para ampliá-la ao tamanho original

ECOPHOTO #1

Por: Nanini Castilhos

Abelhas Jataí-amarela - Tetragonisca angustula

Abelhas Jataí-amarela

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Superfamília: Apoidea
Família: Apidae
Tribo: trigonini
Género: Tetragonisca
Espécie: T. angustula
Nome binomial: Tetragonisca angustula

A jataí-amarela (Tetragonisca angustula) é uma abelha muito comum no Brasil. A espécie apresenta cabeça e tórax pretos, abdomem escuro e pernas pardacentas, medindo até 4 mm de comprimento, fazem uma entrada de cera na colmeia a qual fecham quando se aproxima algum perigo, como uma abelha Iratim ou uma formiga, tem o hábito de morder a roupa e se enroscar nos cabelos se for provocada, mas não tem ferrão sendo considerada uma abelha de dócil e de fácil manejo pelos meliponicultores. Produz mel claro e de aroma suave e muito caro, porém escasso. Também é conhecida pelos nomes de abelha-ouro, jati, mosquitinha-verdadeira, sete-portas, três-portase abelha de botas.

Fonte: http://www.flickr.com/photos/fjota/2726127283/

ABELHA JATAÍ

Criadas e denominadas como "filhas" do Professor Winnetou Castilhos, morador da cidade de Paracatu-MG e natural de Caxias do Sul-RS. São cultivadas em seu quintal com o intuito de polinização das flores que estão aos cuidados de sua esposa Maria do Carmo. Elas são cultivadas em duas caixinhas de madeira de dimensões relativamente pequenas de 13cm X 13cm X 25cm onde pode ser extraído seu delicioso e caro mel.

A fotografia foi tirada por mim mesmo, e nada melhor que estreiar o blog com uma fotografia tão bela do quintal da casa dos meus próprios pais, aonde tiro minhas benditas férias!