quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ECOPHOTO #7


Quem nunca se deparou com cenas assim? Parecem tão comuns que nem damos tanta importância.

Mas muitas vezes nossa percepção tão rápida das coisas podem ser congeladas com uma foto, que também parece ter a capacidade de segurar sentimentos de tranquilidade e bem estar que também passam desapercebido nessas vidas humanas psicologicamente agitadas.

Quando olhamos uma foto (para quem pelo menos tenta ter sensibilidade com as coisas simples da vida) é como se parassemos no tempo para observar. E é na delicada observação que entendemos o porque da existência de tantas coisas criadas pela natureza (ou por Deus se preferir assim).

Os animais desta foto são (obviamente) pombos, cuja classirficação científica é:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Gênero: Columba
Espécie: C. livia

Um dado interessante sobre estes animais é que  é que não há nenhum predador nas grandes cidades para este animal e sua reprodução é rápida, o que gera uma população cada vez crescente, um grave problema ambiental ao homem. Vítimas habituais de viroses e outras moléstias, como a ornitose e a doença de Newcastle, os pombos são hospedeiros de parasitas em sua plumagem. Entre eles se distingue a alma-de-pombo (Pseudolynchia canariensis) transmissora do hematozoário Hemoproteus columbae, parasito que não prejudica o hospedeiro. É considerado um grave problema ambiental, pois compete por alimento com as espécies nativas, danifica monumentos com suas fezes e pode transmitir doenças ao homem. Até recentemente 57 doenças eram catalogadas como transmitidas pelos pombos, tais como: histoplasmose, salmonella, criptococose, porém não transmitem facilmente toxoplasmose como muitos acreditam.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pombo-comum