quarta-feira, 14 de março de 2012

DIA NACIONAL DOS ANIMAIS 14/03

Sinceramente não sou muito de comemorar e relembrar datas não! Mas achei interessante postar isso hoje para ter uma razão maior de compartilhar algumas palavras com o leitor.

Somos conhecidos como animais racionais por sermos inteligentes e dominantes. Consideramos ser topo de qualquer cadeia alimentar.
Não precisamos arriscar a vida para caçar, para isso criamos animais para abate.




Não precisamos de fogo para nos aquecer, temos roupas, cobertores, aquecedores. E também não precisamos dele para iluminar, temos a energia elétrica!
Não precisamos de água para nos refrescar, temos ventiladores, ar condicionados.
Não precisamos de cavernas para fugir da fúria da natureza, construímos casas seguras, fresquinhas ou quentinhas.
Não precisamos de asas, temos aviões.
Não precisamos migrar a pé, temos carros, aliás, nem precisamos migrar pois tudo que necessitamos é por nós produzido!

Somos auto-suficientes, e por isso nos sentimos no direito de explorar a natureza, tanto fauna, quanto flora, quanto minérios, terra, água, ar para satisfazer pequenos e muitas vezes fúteis prazeres.

Cortamos peles de animais para fazer roupas desnecessárias.
Prendemos animais para ouvir seu canto, admirar sua beleza, montarmos em cima, para shows, para eventos, demonstrações cujo intuito é o nosso entretenimento.
Matamos por que temos nojo, medos irracionais, crenças ou até por prazer!
Machucamos pela diversão, ciência e religião.
Fragmentamos seus habitats, atropelamos, vendemos, compramos, mal-tratamos...

Nós nos achamos superiores e a espécie divina sobre a terra, e que acima de nós existe um Deus e abaixo tudo que podemos manipular.

Esquecemos, já a milhares de anos, que sem os animais não temos comida, diversão, saúde, o restante que temos das terras férteis, ar puro e água limpa. E não existe topo sem a base!

Aliás, será que somos topo mesmo? Enquanto acharmos que a natureza é nossa, vamos cavando a própria cova, pois existe uma coisa chamada SUCESSÃO ECOLÓGICA, ou seja, a natureza se modifica e se adapta a novos ambientes, e com isso algumas espécies podem desaparecer por não se adaptarem às novas condições ambientais...
O nível de destruição sem responsabilidade que estamos deixando o meio ambiente não é prejudicial à natureza, porque ela vai se renovar independente do impacto, na verdade estamos acabando com nossa existência, criando ambientes cada vez mais hostis.

Lembre que sem água potável, sem ar puro e sem terras férteis não vivemos, mas muitas outras viverão. E independente da tecnologia que podemos criar, nada é capaz de sobreviver à falta de recursos naturais, afinal até as tecnologias são feitas a partir deles.

E finalmente, nada do que temos ou produzimos podem nos salvar de um mal inevitável que é a extinção do homo sapiens. A unica coisa que podem nos salvar somos nós mesmos, quando aprendermos que somos uma pequena e irrelevante peça do quebra-cabeça que é a natureza.

Respeitem os animais... Não porque são bonitinhos, ou nos faz bem, mas porque eles são nossos semelhantes.

Se você aprendeu a respeitar o próximo, respeite o seu Reino, o Reino Animal.

Um comentário:

  1. Nanahira disse... (Unknown?)

    Excelente!!!
    Também não sou de "comemorar" uma data que lembra categorias sofridas e marginalizadas. Mas a questão do respeito a todos os seres, com vistas a uma vida em equiíbrio, nunca deve ser esquecida! Parabéns!
    Abraço de sua mana Nana

    ResponderExcluir