quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Barreiras Culturais Brasileiras #2


Mais um exemplo de situação agressiva ao meio ambiente é a pesca esportiva.
Não sei se você, leitor, já teve a oportunidade de ver ao vivo, participar ou ter assistido pela TV aquela pesca aonde o peixe é fisgado, trazido à superfície, mostrado a todos e depois devolvido ao seu hábitat.
Pra muitas pessoas isso é normal, inclusive muitos acham isso muito interessante, afinal o peixe não é morto no final da prática. Mas pensem comigo:

1º - Engana o animal com uma isca

2º - O fisga, machucando-o de maneira extremamente invasiva (anzol preso em suas guelras, na boca ou até mesmo no estômago...)

3º - É retirado de seu hábitat, onde não só o habita, mas depende dele de maneira decisiva para sua sobrevivência. Afinal só na água ele pode “respirar”.

Até ai tudo bem, afinal a pesca é uma prática realizada desde a pré-história e foi essencial para o desenvolvimento da capacidade intelectual do ser humano, pois a carne do peixe tem propriedades que ajudam no desenvolvimento cerebral.
Várias culturas tinham como base de sua alimentação peixes, e isso é algo realmente banal, afinal somos seres carnívoros, e isso basta para justificar a prática da pesca, assim como a caça.
Mas isso não justifica você fazer aqueles 3 processos citados acima e depois:
4º - Apresentá-lo para telespectadores, ou pessoas que estejam presentes, sufocando o animal em um ambiente onde ele não tem capacidade de sobreviver muito tempo, com um anzol preso, machucando-o. Simplesmente para ficar dizendo: “Olha só! Olha só! Que bichão! Nossa! Esse é guerreiro, deu muito trabalho... Bicho bonito, olhá só! Pesa x, tem y de tamanho... eita! Ganhei o dia hoje. Agora vamos voltar ele né! Opa. Tá ai, vai lá bonitão!” 

5º - O devolve para água
Agora onde está a graça de machucar um animal e trazê-los para estas condições só para mostrá-lo? Fazer uma covardia com um animal sem o mínimo intuito de se alimentar dele?
Isso é uma crueldade incrível, não sei o que passa pela cabeça dos produtores de TV em realizar programas assim, ou donos de clubes onde é realizada a “Pesca esportiva” (aliás eu $ei). Isso é um desrespeito ao animal, à natureza e uma vergonha para o ser humano, que é o único animal que caça e pesca para se divertir em vez de se alimentar, e ainda se considera um ser racional.



Não somos os donos da natureza, ela não foi feita só para nós. Portanto não temos o direito de utilizarmos outros seres para qualquer propósito.
Nossas sociedades necessitam romper algumas banalidades como essa, e parar de achar as coisas tão normais. E isso seria apenas o começo para dizer que temos o mínimo de dignidade perante a natureza.
Lembrando que as barreiras culturais são extremamente mais fortes que o impacto das opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário