sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ECOPHOTO #1

Por: Nanini Castilhos

Abelhas Jataí-amarela - Tetragonisca angustula

Abelhas Jataí-amarela

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Superfamília: Apoidea
Família: Apidae
Tribo: trigonini
Género: Tetragonisca
Espécie: T. angustula
Nome binomial: Tetragonisca angustula

A jataí-amarela (Tetragonisca angustula) é uma abelha muito comum no Brasil. A espécie apresenta cabeça e tórax pretos, abdomem escuro e pernas pardacentas, medindo até 4 mm de comprimento, fazem uma entrada de cera na colmeia a qual fecham quando se aproxima algum perigo, como uma abelha Iratim ou uma formiga, tem o hábito de morder a roupa e se enroscar nos cabelos se for provocada, mas não tem ferrão sendo considerada uma abelha de dócil e de fácil manejo pelos meliponicultores. Produz mel claro e de aroma suave e muito caro, porém escasso. Também é conhecida pelos nomes de abelha-ouro, jati, mosquitinha-verdadeira, sete-portas, três-portase abelha de botas.

Fonte: http://www.flickr.com/photos/fjota/2726127283/

ABELHA JATAÍ

Criadas e denominadas como "filhas" do Professor Winnetou Castilhos, morador da cidade de Paracatu-MG e natural de Caxias do Sul-RS. São cultivadas em seu quintal com o intuito de polinização das flores que estão aos cuidados de sua esposa Maria do Carmo. Elas são cultivadas em duas caixinhas de madeira de dimensões relativamente pequenas de 13cm X 13cm X 25cm onde pode ser extraído seu delicioso e caro mel.

A fotografia foi tirada por mim mesmo, e nada melhor que estreiar o blog com uma fotografia tão bela do quintal da casa dos meus próprios pais, aonde tiro minhas benditas férias!


Um comentário:

  1. Companheiro de pesquisas....inveja da sua câmeraaa ;)
    hueahuehauaeh
    em março é só na herpetologia!

    ResponderExcluir